Prefeitura realiza mais uma edição do programa "Saúde em Dia" para Diabéticos e Hipertensos Publicado em: 30/09/2022

A Secretaria da Saúde realizou mais uma edição do programa "Saúde em Dia" que atende diabéticos e hipertensos de Ouvidor com a realização de exames, palestras de orientação e acompanhamento com nutricionista.

Tudo para oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes. Ao final, lanches saudáveis e sorteio de "cestas de frutas" também foram oferecidos aos participantes.

A coordenadora da atenção básica, Geane Vaz da Silva, diz que atualmente o programa atende 80 pacientes, porém pela média nacional do Ministério da Saúde, estima-se que 7,4% dos ouvidorenses sejam diabéticos, 24,5% hipertensos e 20,3% obesos.
"Nesse encontro foi falado sobre os mitos e verdades envolvendo a alimentação dos diabéticos e hipertensos, tornando a reunião bem dinâmica e animada", disse Bruna de Melo Alves, nutricionista e coordenadora do projeto. Além da roda de conversa, os participantes puderem aferir sua pressão arterial, realizar o exame de glicemia e conferir o peso. Finalizando a reunião com um delicioso lanchinho.

A secretária de saúde, Suzana Gomes, alerta para que todas as pessoas com diabetes e hipertensão e também aqueles que tenham casos da doença na família, procurem as unidades de saúde ou os agentes comunitários para realizarem o cadastro no programa.